Feira do conhecimento 2016

Publicado em 08.11.2016 - Galeria de Fotos, Notícias, Projetos - sem comentários

TEMA: AVANÇO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE INTERDISCIPLINARIDADE

11 de novembro de 2018

gerenciamento-de-redes-sociais-no-rio-de-janeiro1

“As tecnologias reestruturam o modo como vivemos e isso não é privilégio da vida social em si, é fundamentalmente parte do processo educativo que integra a vida como um todo.” (Cidinha)

 JUSTIFICATIVA

Um trabalho na perspectiva interdisciplinar é pautado no diálogo entre os seres humanos e as disciplinas. Assim, entende-se que não existe um passo a passo inflexível, que seria incoerente, mas o registro das vivências que a equipe envolvida tenha percorrido. Por isso, enfatiza-se a importância de materializar a experiência por meio da escrita, por definição, o termo interdisciplinaridade é bastante autoexplicativo. Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”. Na prática, no entanto, o movimento interdisciplinar precisa se ancorar em algumas diretrizes que o fortaleça como uma nova estratégia de pensar a educação e o afaste de algumas armadilhas comuns. (Rosangela Valério, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade (Gepi) da PUC-SP

tecnologia no ensino tem suas implicações para aprendizagem e discute a tecnologia na educação como um recurso estratégico voltado para uma ação pedagógica diferenciada. O  importantíssimo papel atribuído ao professor para a implantação desses novos recursos tecnológicos no contexto educacional, frente ao desenvolvimento da sociedade informatizada é indispensável.   July, M. C. R. A. (org.) 2002. A tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. (São Paulo: 162 p).

Assim o Colégio Batista de Santarém pensou em um tema para a feira do conhecimento 2016 que levasse o aluno a pensar no bom uso da tecnologia que ele dispõe, tanto para seu dia a dia quanto para sua vida escolar. A importância do avanço da tecnologia ao longo dos anos e sua influencia no processo Educacional foram discutidos e analisados por alunos e professores do Colégio, surgindo assim o desejo de expor para a  comunidade escolar.

OBJETIVOS:

  • Demonstrar criatividade através da pesquisa e do conhecimento adquirido ao longo de sua vida em diferentes situações;
  • Desenvolver aprendizagem significativa levando em consideração as transformações ao longo dos anos;
  • Saber novas formas de adaptar-se as necessidades de recursos naturais, assim como o uso de recursos renováveis;
  • Compreender que o ambiente natural como fonte de energia requer cuidados, devido mudanças do tempo e transformação pelo homem;
  • Resgatar histórias e suas transformações quanto ao uso das tecnologias e novas invenções.

 

METODOLOGIA:

As atividades foram desenvolvidas durante todo ano letivo entre toda comunidade escolar, no dia a dia em sala de aula e comunidades vizinhas, na realização de projetos, pesquisas, trabalhos expositivos e de forma oral. Será a culminância de atividades no dia 11 de novembro na quadra da escola apresentados pelos alunos, avaliados pelos professores e prestigiados pela comunidade.